PROGRAMA DE BOLSAS RESTITUÍVEIS AOS ALUNOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FEA/USP
CHAMADA – 2022

Dispõe sobre o processo de prioridade de escolha realizada pela AMEFEA para o Programa de Bolsas Restituíveis aos alunos da Faculdade de Economia. Administração, Contabilidade e Atuária (FEA), da Universidade de São Paulo (USP) para o ano de 2022

DO PROGRAMA DE BOLSAS RESTITUÍVEIS

Embora os cursos de graduação da FEAUSP não possuam mensalidades ou valores a serem pagos pelos discentes, há alunos em situação precária que necessitam de ajuda para o seu transporte, alimentação fora do campus, aquisição de livros, custeio das despesas da casa etc. Não obstante, os ingressantes são instruídos para a não realização de estágio nos dois anos iniciais de seus cursos. Muitos alunos não conseguem se adequar à essa realidade, mesmo com os auxílios oficiais prestados pela Superintendência de Assistência Social da USP (SAS), e não aproveitam o potencial do curso, seja por ter que estagiar para conseguir renda, seja abandonando o curso por conjunturas ligadas a suas famílias.

 

Com o intuito de mitigar situações extremas como essas, tais como a desistência no início do curso ou a busca de emprego com carga horária que comprometa o desempenho do aluno, a Associação Amigos da FEA (AMEFEA) criou um fundo para disponibilizar BOLSAS RESTITUÍVEIS aos alunos em situação precária ou, em casos excepcionais, em condições não dignas de saúde, bem-estar social, ou mesmo para a ajudar a garantir direitos humanos no caso de minorias de nossa comunidade.

A concessão da bolsa é acompanhada do compromisso de devolução do valor recebido após 10 da conclusão do curso, de forma a contribuir para a manutenção do fundo e, por conseguinte, beneficiar futuros alunos bolsistas.

 

O número de bolsas concedidas anualmente é limitado ao valor disponível pelo fundo no momento do processo de seleção realizado pela associação.

 

O aluno selecionado para o programa pode continuar a receber os auxílios referentes a alimentação e moradia pagos pela SAS da USP, participar de cursos de idiomas e das atividades promovidas pelas entidades acadêmicas da FEAUSP, entretanto, é vedado ao aluno o acúmulo financeiro com o recebimento de qualquer outra bolsa remunerada (PUB, PEEG, IC, Estágio etc.), CLT, ou obtenção de renda financeira em trabalhos informais. 

PÚBLICO-ALVO

A bolsa restituível destina-se a alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da FEAUSP, ingressantes ou até o terceiro semestre do curso, e que se enquadrem nos critérios abordados pelo programa. O número de bolsas concedidas e o juízo crítico de escolha seguem ordem de disponibilidade financeira e lista de prioridade elaborada pelos membros da Associação. (Os critérios de ingresso e cotas são elegíveis na formação da lista de prioridades, mas não são classificatórios).

            A BOLSA RESTITUÍVEL

A bolsa restituível possui o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) mensais por 12 meses e será depositada na conta Santander em nome do bolsista contemplado. No momento da inscrição, o aluno não é obrigado a ter a conta no banco Santander, mas se for contemplado, terá 30 dias para providenciá-la. (Existem bolsas patrocinadas nas quais os doadores podem alterar o valor ou eliminar a exigência da restituição dos valores pagos).

A concessão da bolsa possui a validade de 1 (um) ano renovável por até mais 1 (um) ano. O critério para a renovação é o desempenho acadêmico e a participação ativa do bolsista nos encontros promovidos pela AMEFEA. Os encontros serão quinzenais e previamente comunicados por meio do e-mail institucional, oportunidade em que o aluno poderá justificar possíveis faltas. A bolsa poderá ser encerrada no caso de desempenho escolar insuficiente ou reprovação por frequência nas disciplinas.

 

Além disso, a AMEFEA reserva-se o direito de alterar o número ou tempo de duração das bolsas. (Existem bolsas patrocinadas as quais o doador realiza acompanhamentos diretos com o bolsista nesses casos).

 

*Mais informações constarão no contrato que o aluno firmará com a AMEFEA.

                RENOVAÇÃO DA BOLSA

DA INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas, exclusivamente, por meio eletrônico, no formulário do Google disponível no link  https://forms.gle/JiSPS9od8BwZSVp76  informe os documentos comprobatórios da situação socioeconômica informada deverão ser anexados dentro do formulário.

 

Os documentos básicos consistem em:

 

- Comprovante de matrícula (a ser gerado pelo Sistema JupiterWeb);

- Comprovante de endereço (não necessita estar no nome do aluno);

- Auxílios recebido pela SAS; - Classificação atribuída pela SAS;

- Comprovante do CadÚnico (caso tenha registro);

- Histórico escolar do Ensino Fundamental e Médio;

- Critério de Entrada L1, L2, L3, L4, ampla concorrência, Sisu, Fuvest; - RG e CPF do aluno e dos pais e/ou responsáveis;

- Comprovantes de renda e despesas mensais familiares e próprias;

- Declarações de imposto de renda ou isenção (que pode ser gerado pelo site  http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index. asp); 

- Declaração escrita em próprio punho na qual declara que não estagiará ou trabalhará durante a permanência no programa. Preencher o formulário corretamente e no prazo correto, assim como anexar documentação completa e legível e finalizar a inscrição, é de inteira responsabilidade do aluno.

 

DA ENTREVISTA

A AMEFEA somente marcará entrevista com aqueles candidatos que completarem o preenchimento do formulário de inscrição. Para tanto, o aluno receberá no e-mail institucional data e horário da entrevista.

 

* Não necessita haver pressa para preencher o formulário porque a bolsa não será contemplada por ordem de inscrição. Mas respeite os prazos estabelecidos.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação dos resultados é feita somente após aprovação dos membros da Diretoria da AMEFEA. Os resultados serão disponibilizados por e-mail institucional. Toda e qualquer comunicação entre a AMEFEA e o aluno será feita por este meio, por isso, esteja com ele ativo e o leia com certa regularidade, porque a AMEFEA não se responsabiliza por mensagens não lidas.

O valor financeiro pode ser suspenso ou encerrado, a qualquer momento, se ocorrer: melhoria na situação socioeconômica apresentada por ocasião da concessão; abandono temporário ou definitivo no curso; trancamento de matrícula ou transferência de campus; comprovação de falsificação de documentos; omissão de dados socioeconômicos; alteração do perfil socioeconômico inicial após análise.

 

Situações não previstas no presente Edital serão analisadas pelo corpo da Diretoria da AMEFEA.

 

Se tiver dúvidas e/ou problemas, entrar em contato conosco por meio do e-mail amefea@fipe.org.br

SUSPENSÃO E ENCERRAMENTO DA BOLSA

CRONOGRAMA 2022

Período de inscrição via formulário

Entrevistas

Data máxima para divulgação do resultado

Reunião de integração e boas vindas aos novos bolsitas

De 14/05 a 31/05/2022

02/06/2022

06/06/2022

10/06/2022